A campanha Março Mulher “Somos Por Todas, Somos por Cada Uma” vai terminar em festa nesta sexta-feira (31). Uma cerimônia com coral, declamação de poesia e show musical encerra a programação, a partir das 17h30, no Centro Integrado de Direitos Humanos – CIDH, localizado na Avenida Otávio Santos, 744, bairro Recreio.
O outro motivo para festa será a entrega, pela prefeita Sheila Lemos, do projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres (SMPM) ao presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira. A criação da secretaria foi anunciada por Sheila no dia 8 deste mês, durante o evento em homenagem às mulheres no Centro Cultural Glauber Rocha.
Segundo a prefeita de Vitória da Conquista o novo órgão deverá ser um centro de representatividade, defesa e promoção social das mulheres, em um tempo em que a violência doméstica, o feminicídio, o sexismo, a misoginia e outras formas de preconceito ganham espaço e exigem posicionamentos da sociedade e políticas públicas que fortaleçam apoiem as mulheres na sua luta por respeito, espaço, dignidade e igualdade de direitos.
"É a realização de um sonho. Uma cidade importante como Vitória da Conquista ter uma secretaria que trabalhará exclusivamente, com políticas públicas para a mulher é de fundamental importância. Nós somos a maioria da população, a maioria do eleitorado e ainda somos tratadas de forma desigual, então, temos que ter cada vez mais políticas públicas que valorizem as mulheres", diz Sheila.
Na visão da prefeita, o mundo melhorou em relação às mulheres, em relação ao que era nos séculos passados, mas ainda falta muito. "Se gente pensar que há 90 anos a gente sequer votava, a mulher não podia se divorciar, vemos que houve conquistas, mas nós ainda temos uma luta árdua pela frente, para que a gente chegue à tão sonhada equidade de oportunidades. Não queremos ser melhores que os homens, nem tomar o lugar deles, só queremos o nosso espaço", continua a prefeita.
"Eu, na condição de mulher, fico muito feliz por poder estar entregando esse projeto de lei à Câmara de Vereadores que, tenho certeza, vai fazer a tramitação da forma mais rápida possível, para que tenhamos essa secretaria trabalhando para fortalecer, cada vez mais, a luta pela igualdade de oportunidades. Já temos um trabalho no município com as mulheres, com a Coordenação de Mulheres, a Sala da Mulher Empreendedora, o Crav, mas, agora, com orçamento próprio, a secretaria vai poder fazer mais, garantindo à mulher um ponto de apoio, para quele se sinta a abraçada pelo Município de Vitória da Conquista", afirmou a gestora.
Para o secretário Michael Farias, responsável, com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), da elaboração do escopo do projeto de criação da SMPM diz que a secretaria representa um novo paradigma na efetivação dos direitos humanos das mulheres. "A partir dela, novas institucionalidades surgirão, impactando de forma positiva e estruturante na Rede de Proteção às mulheres em Vitória da Conquista, sob a perspectiva da integração e da intersetorialidade", afirmou Michael.
Programação do evento de encerramento
1. Entrega do projeto de lei
Presenças da prefeita Sheila Lemos, do presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira e demais vereadores; autoridades do Judiciário, das polícias, do Ministério Público; da Defensoria Pública e de representações de entidades populares e sociais.
2. Cerimônia de encerramento do Março Mulher
Apresentações:
Coral Vivência, que faz parte do Centro de Convivência do Idoso;
Declamação do poema "De mulher para mulher", com a autora, a poeta Norbélia Neris - referenciada do Crav;
Voz e violão, com Fernanda Correia Sousa - revelada no Cras Nossa Senhora Aparecida