A Prefeitura de Vitória da Conquista colocou em funcionamento, nesse sábado (31), mais uma etapa da Avenida Perimetral. Trata-se do sistema binário implantado na Rua Rio de Janeiro, no Comveima 1, ligando esse bairro ao Morada dos Pássaros III, através da BR-116. O objetivo é levar mais segurança a motoristas e pedestres que utilizam este trecho, onde os acidentes são frequentes.
Durante todo esse sábado e nos próximos 30 dias, agentes da Semob e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão orientando o trânsito na Avenida Integração (BR-116), próximo ao Morada dos Pássaros, a fim de dialogar com os comerciantes e moradores daquela região sobre a intervenção viária. O bloqueio foi feito com barreiras e iluminação artificial para que os condutores se orientem, inclusive, à noite. A abertura do novo fluxo aconteceu por volta das 13h30.
De acordo com a coordenadora municipal de Trânsito, Jamilly Alves, pelo menos três equipes do Simtrans permanecerão no local para auxiliar os condutores durante o período de adaptação às novas regulamentações, a fim de orientar e garantir a segurança dos usuários da via.
Antes do sistema binário, implantado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) executou serviços de terraplanagem, imprimação e revestimento asfáltico em uma área de aproximadamente 4.500 m², e mais de 2 km de extensão no trecho final da Perimetral (Rua N – Morada dos Pássaros), importante via que tem a função de interligar as zonas Leste e Oeste de Vitória da Conquista, por meio da BR-116, ampliando também o acesso ao bairro Comveima.
O secretário de infraestrutura urbana, Jackson Yoshiura, evidenciou a importância do binário e da via que integra Leste-Oeste da cidade, passando por vários bairros e loteamentos populosos, a exemplo do Cidade Modelo, Morada dos Pássaros, Patagônia, Comveima, Vila América e Boa Vista.
“A Avenida Perimetral é uma via importantíssima em nosso município, que vai ligar a Lagoa das Bateias à região da Avenida Olívia Flores e conectar todos os bairros àquela região em que estão localizadas as universidades, os equipamentos municipais de saúde. A nova avenida vai ampliar a mobilidade para os pedestres, ciclistas e veículos em nossa cidade, daí a importância também desse binário para acabar com os acidentes que ocorriam no acesso ao Morada dos Pássaros”, explicou Jackson.