Na tarde desta quinta-feira (30), a Guarda Municipal de Vitória da Conquista realizou uma ação preventiva na Avenida Filipinas, bairro Felícia, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficaram diversos moradores em situação de rua.
No local, foram feitas abordagens com busca pessoal a oito pessoas, das quais, cinco homens e três mulheres. Durante a ação foram encontradas no poder de um homem e uma mulher, três porções de substância análoga à maconha e 15 pedras semelhantes ao crack, além de R$ 1.162,00 em espécie e quatro aparelhos celulares.
A ação da Guarda foi motivada por reclamações da UPA, por meio de ofício encaminhado à GM, e da comunidade local, que relataram situações de importunação sexual e uso de drogas pelos ocupantes daquele espaço. Para atender os pedidos, a GM planeja uma ação coordenada com a utilização de dois grupos distintos: o Grupo de Proteção Preventiva Comunitária (GPPC), que atua com pessoas em estado de vulnerabilidade, e o Grupo de Proteção Protetiva Motorizado (GPPM), voltado para ações mais energéticas.
Quatro pessoas foram conduzidas ao Distrito de Segurança Pública, duas pelo porte de substâncias suspeitas e outras duas por não identificadas. O material apreendido também foi apresentado à Polícia Civil, responsável pela condução das investigações.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, a ação foi planejada e acompanhada por um inspetor da GM. “Nós utilizamos dois grupos, um para dialogar com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e o outro para garantir a segurança dos nossos agentes e da própria comunidade, sem excessos. A operação ocorre de forma tranquila”, disse.