As altas temperaturas e o período de chuvas, registrados na primavera e no verão, são fatores que ajudam na proliferação de animais peçonhentos, a exemplo dos escorpiões. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, intensifica as ações de controle do escorpionismo em Vitória da Conquista, principalmente o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e outras três espécies comuns na região, as quais se reproduzem com mais intensidade nessa época do ano.
Segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), foram registrados no município, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, 192 acidentes com escorpião. O número reflete tanto o período de reprodução da espécie como também o trabalho de qualificação do registro deste acidente realizado pela Vigilância Epidemiológica, que tem realizado atividades que combatem a subnotificação dos casos, sensibilizando os profissionais de saúde a realizarem a coleta de dados adequada e o constante monitoramento da vigilância do agravo.
A partir destas informações, o serviço implementa ações de educação em saúde e realizam a busca ativa de escorpiões em áreas com registros de acidentes. Quando há uma comunicação por telefone (3229-5132) ou por notificação de acidente envolvendo escorpiões, a equipe se desloca até o local, realiza uma varredura à procura da espécie e, se a encontrar, remove o animal para análise e classificação em laboratório. Além disso, são realizadas ações educativas durante as visitas em escolas municipais, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e os cuidados necessários para evitar acidentes.
Segundo o coordenador de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Moura, o escorpião amarelo é a espécie mais comum no Brasil, e têm a capacidade de se reproduzir sem a necessidade de machos, por meio de um processo denominado partenogênese. Nesse processo, os óvulos da fêmea se dividem e se desenvolvem sem a fecundação pelo espermatozoide. Para que a reprodução aconteça, a fêmea precisa apenas de condições ambientais favoráveis, como temperatura adequada e alimentação apropriada.
“Essas condições ideais têm sido cada vez mais encontradas em ambientes urbanos. A destruição dos habitats naturais dos escorpiões, causada pela urbanização, tem levado esses animais a se adaptarem cada vez mais às cidades, onde encontram clima quente, abundância de insetos como alimento e água. Além disso, a ausência de predadores naturais nesses locais contribui significativamente para o aumento da população de escorpiões” explicou Luís.
Medidas preventivas
A gravidade de uma picada de escorpião está relacionada à proporção de veneno injetado e à massa corporal do indivíduo picado. Os acidentes provocados por esse animal peçonhento podem até levar a vítima ao óbito, por isso, os cuidados com o ambiente e a vigilância devem ser constantes. Veja o que fazer:
Instalar telas em ralos de chão, pias e tanques;
Vedar frestas em paredes e instalar soleiras nas portas;
Manter camas e berços afastados das paredes;
Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los;
Evitar andar descalço e colocar as mãos em buracos, frestas ou troncos apodrecidos;
Utilizar luvas de couro e botas ao manusear entulhos, materiais de construção e durante atividades de jardinagem;
Nas áreas externas, recomenda-se manter quintais e jardins limpos, sem entulhos ou folhas secas, e aparar a grama regularmente. O lixo doméstico deve ser armazenado em sacos plásticos bem fechados para evitar a presença de baratas, que servem de alimento para escorpiões.
Registro da casos por bairro:
Bairro e número de acidentes
Janeiro 2025
AIRTON SENA: 1
ALTO MARON: 3
BATEIAS: 5
BOA VISTA: 3
BRASIL: 6
CANDEIAS: 1
CENTRO: 1
CONVEIMA I: 1
ESPIRITO SANTO: 4
FELÍCIA: 1
GUARANI: 6
IBIRAPUERA: 8
JARDIM GUANABARA: 1
JATOBÁ: 1
JUREMA: 4
MORADA DAS ACÁCIAS: 1
PATAGÔNIA: 12
PRIMAVERA: 1
RECREIO: 2
ZABELE: 3
ZONA RURAL: 33
NÃO ESPECIFICADO: 1
Fevereiro 2025
ALTO MARON: 3
AYRTON SENA: 2
BATEIAS: 4
BOA VISTA: 7
BRASIL: 5
CANDEIAS: 3
CENTRO: 3
DISTRITO INDUSTRIAL: 2
ESPÍRITO SANTO: 1
FELÍCIA: 2
GUARANI: 2
IBIRAPUERA: 1
IGUÁ: 2
JATOBÁ: 6
NOSSA SENHORA APARECIDA: 3
PANORAMA: 1
PATAGÔNIA: 4
PRIMAVERA: 3
RECREIO: 2
VILA BONITA: 1
ZABELÊ: 4
ZONA RURAL: 31
NÃO ESPECIFICADO: 1